Critica em 3 capítulos e algumas histórias.
5 minutos antes: um espectador desavisado, todas as horas do dia:
(com voz apreensiva)… Eu não devia estar aqui… Desculpem-me… Não fui capaz de entender… Desculpem-me…
2 minutos antes do inicio: Nem tudo vai ser compreensível, nem tudo vai ser entendível, e isso não tem a menor importância”
30 segundos antes do inicio:
HABITAÇÃO BRUTA/ZONA DE RISCO -DERIVA O Coletivo Bruto habita o Centro Cultural São Paulo nos meses de setembro, outubro e novembro de 2010. Essa Habitação Bruta parte da sala Ademar Guerra (esconderijo, aparelho, célula, sala de estar, residência) para os outros espaços do Centro Cultural (biblioteca, passagens, áreas de convivência, áreas técnicas, discoteca, área expositiva etc.) a fim de criar um fluxo/diálogo poético.Durante este período, ocorrerão ações de observação das dinâmicas do espaço, com seus freqüentadores, acervos e funcionários. Serão criados programas performativos e intervenções que reajam a estas dinâmicas e criem uma dramaturgia, refletindo a relação porão/CCSP – CCSP/cidade de São Paulo. O Centro Cultural São Paulo pode ser entendido como metáfora da cidade?As ferramentas teóricas usadas para as ações de observação crítica e criação são a idéia de deriva - percepção-concepção do espaço urbano como espaço a reconhecer pela experiência direta - e os princípios do programa- ações performativas calculadas que des-programam organismo e meio. As linguagens artísticas utilizadas nesta criação serão resultantes das necessidades formais do material, podendo aliar filosofia, dança, vídeo, teatro e artes visuais.
5 minutos depois do espetaculo: .
Segundo capitulo:
1º interferência: A analogia, que transita pela peça Guerra Cega Simplex – Feche os Olhos e Voe ou Guerra Malvada é entre a guerra e a cegueira. Todavia, em algum momento do espetáculo, projeta-se frase cujo conteúdo é próximo deste: ‘Nas tragédias clássicas, o herói caminhava cego rumo a seu destino trágico; hoje, no capitalismo, o homem caminha livre rumo a seu destino trágico’.
2º interferência:
Delírio pós dramático:
Serviço:
dias 29, 30 e 31/10 e 5, 6 e 7/11
sextas e sábados, às 21h; domingos, às 20h - Espaço Cênico Ademar Guerra (80 lugares) - Entrada franca (retirada de ingressos: duas horas antes de cada sessão)
Por uma crítica em zona de risco:
é possível sim refletir sobre teatro levando em conta que há muito a linearidade aristotélica (da forma teatral e da mercadoria) vem sendo corroída, negada, transformada e superada por experiências artísticas preocupadas em dar novas formas à nossa vida danificada.
Experiência artística. Como na utopia dos críticos de arte do romantismo (Novalis, os irmãos Schlegel) -, aproximam-se perigosamente da arte. Momentos em que a fronteira entre crítica e produção artística se rompe, quando a ironia é sutil, quando o humor é escrachado, quando a forma do texto reproduz a experiência estética sugerida pela forma da peça.
(...) Não é outra a definição que os românticos alemães davam ao que eles chamavam de ENSAIO, um gênero híbrido entre arte e filosofia, capaz de tatear o objeto artístico e iluminá-lo sob todos os ângulos, – de dentro de um olhar também ele artístico- , revelando suas contradições e situando os seus procedimentos formais em estrita relação com o mundo que os gera.
Experiência artística. Como na utopia dos críticos de arte do romantismo (Novalis, os irmãos Schlegel) -, aproximam-se perigosamente da arte. Momentos em que a fronteira entre crítica e produção artística se rompe, quando a ironia é sutil, quando o humor é escrachado, quando a forma do texto reproduz a experiência estética sugerida pela forma da peça.
(...) Não é outra a definição que os românticos alemães davam ao que eles chamavam de ENSAIO, um gênero híbrido entre arte e filosofia, capaz de tatear o objeto artístico e iluminá-lo sob todos os ângulos, – de dentro de um olhar também ele artístico- , revelando suas contradições e situando os seus procedimentos formais em estrita relação com o mundo que os gera.
(Ivan Delmanto)
Interferência critica:
Gabriela: Eu dormi no meio da peça. Tava cansada, me alimentei mal e meu estômago tava ardendo. Daí dormi
Caio gracco: O espetaculo tem material poético e critico para mais de um espetaculo. Perdi metade do espetaculo pois a peça era demasiadamente longa!
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