sábado, 23 de outubro de 2010

Dinheiro público a serviço de.


 Eu pergunto se a apresentação na Praça da República vai acontecer, mesmo com garoa, e uma atriz muito animada me responde que o grupo só cancela se chover forte.
  Os quatro atores se aproximam do coreto onde o público aguarda. Eles vêm cantando e empurrando uma carroça "... dar forma ao nada, tirar forma do tudo, não dizer nada, tentando dizer tudo".
  Então vai aparecendo em cena a família real portuguesa, D. Maria I, D. João VI, Carlota Joaquina e D. Pedro I. Todos uns bufões típicos de teatro popular. Uma sucessão de fatos históricos servem de mote para tiradas farsescas. 
  Recomendo o texto da Bacante sobre o espetáculo: http://www.bacante.com.br/critica/a-vinda-da-familia-real/
  O olhar crítico do grupo lançado ao passado com a intenção de questionar (e transformar) o presente, ainda que não esteja plenamente realizado em cena, fica evidente em alguns momentos. Como no cortejo pela praça em que D. João VI vai a frente dentro da carroça, discursando e fazendo promessas como candidato em campanha política.
  Soa um pouco ingênua a cena em que os atores fazem um jogo previsível onde as pessoas do público são convidadas a dizer como seria o novo mundo delas, e as respostas são: um lugar sem violência, uma terra de amor, tolerância... Poderia ter se aprofundado muito mais a exposição de contradições em cena.
  O espetáculo parece marcar o amadurecimento do grupo, que surgiu no Teatro Vocacional, possui sede na zona sul de São Paulo e montou "A vinda da família real" com dinheiro do Fomento. Assisti os dois espetáculos mais recentes da Cia. Humbalada: "O menino sem imaginação" e "O cidadão perfeito". É notável a verticalização de caminhos que já estavam apontados, como a boa apropriação do teatro de rua e aprofundamento no gênero cômico popular. É a primeira vez que o orientador/diretor Filipe Brancalião está em cena como ator, e que o ator Bruno César Lopes dirige a Cia.
  É exemplo de dinheiro público bem gasto.

A VINDA DA FAMÍLIA REAL
Direção: Bruno César Lopes
Elenco: Filipe Brancalião - Tatiana Monte - Thaís Oliveira - Vanessa Rosa
 Dias 19 e 20 de novembro, às 16h, na Praça da República.
Informações: 11 5661-6534 / humbalada@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário